quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Sugestões de lanches saudaveis para não engordar na gravidez





Você sabia que os lanchinhos têm o poder de acabar com a má digestão, diminuiro
 enjoos e manter o peso adequado durante os nove meses de gestação? O ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia, dependendo da rotina da pessoa: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar, lanche da noite.
Quer algumas dicas? Dê uma olhadinha nessa lista com lanches para você manter à mão, no porta-luvas do carro ou na gaveta do trabalho. As sugestões (publicadas no portal BEBE.COM) são dos especialistas Abner Lobão, ginecologista e obstetra da Universidade Federal de São Paulo;  Daniela Cyrulin, nutricionista e criadora da Nutri & Consult, Consultoria e Assessoria Nutricional; e Marta Yuri Uchida Fernandes, nutricionista do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
Lanche da manhã
A ideia é matar aquela fome que aparece no meio da manhã, mas sem tirar o apetite para o almoço. As frutas – guardadas em potinhos e de preferência em sacolas térmicas – são uma ótima pedida, assim como as barrinhas de cereais e similares.
Lanche da tarde
Como o intervalo entre o almoço e o jantar é maior, a grávida pode fazer um lanche mais caprichado. Ou dois lanches distintos – às 15h e às 17h, por exemplo – levando em conta as mesmas sugestões do lanche da manhã. Vale pedir ajuda para a lanchonete do trabalho ou para a padaria da rua na hora de fazer os sucos e vitaminas. Uma boa sugestão é 1 copo de suco de frutas ou vitamina batida com iogurte e linhaça e sanduíche de pão integral com queijos e frios magros.
Lanche da noite
Para não interferir no sono, a ceia antes de dormir precisa ser leve e de fácil digestão, mas consistente para ninguém acordar com fome no meio da noite. Invista em chás, como o de erva-cidreira ou de frutas vermelhas (sem açúcar). Pode trocar também por 1 copo de leite desnatado com achocolatado. Para comer, escolha 2 torradas integrais ou 1 pedaço pequeno de bolo simples ou 1 unidade de queijo tipo polenguinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário